Segunda-feira, 8 de Fevereiro de 2010

Homenagem ao actor James Dean

     Hoje, mais uma vez, é dia de prestarmos homenagem a mais um grande actor de Hollywood que infelizmente já não está entre nós. Desta vez vou prestar homenagem a um actor que, juntamente com a actriz Marilyn Monroe, foi um dos maiores fenómenos de Hollywood. A pessoa de quem estou a falar é, claro, o actor James Dean que completaria mais um aniversário no dia de hoje se fosse vivo.

 

James Dean

 

 

     O actor James Byron Dean nasceu em Marion na Indiana, no dia 8 de Fevereiro de 1931.

     James Dean era filho de Wilton Dean e Mildred Dean. Uma curiosidade é a de que a sua mãe deu-lhe o nome de James Byron em homenagem ao poeta Lord Byron, que era inglês.

     Ele entrou desde muito cedo no mundo das artes, já que apenas com 8 anos de idade ele tocava violino e tinha aulas de sapateado.

     Mas é necessário evidenciar que para além de tocar violino, fazer sapateado e representar, James Dean sabia ainda conduzir tractores e ordenhar vacas, que aprendeu aquando da morte da sua mãe pelo facto de ter ido morar com os seus tios.

     A representação entra na sua vida quando ele tinha 14 anos de idade, que foi quando ele começou a participar nas peças de teatro da escola.

     Com 18 anos ele apesar de se ter alistado no exército, declarou ser gay de forma a conseguir se escapar do serviço militar.

     Foi em 1949 que James Dean decidiu ir estudar arte dramática para Los Angeles, que era o lugar onde o seu pai morava com a sua madrasta. O certo é que ele acabou por abandonar a universidade e foi viver para Nova Iorque onde andou na escola de Lee Strasberg, a Actor's Studio.

     Para sobreviver em Nova Iorque, enquanto estudava James Dean trabalhou como garçon e cobrador de autocarros, e é exactamente nesta altura que ele conhece aquela que viria a ser a sua futura agente, a Jane Deacy. E é assim que em 1952 ele começa a fazer pequenas participações em programas de TV.

     James Dean no dia-a-dia era conhecido por ter uma vida social muito agitada, pois fumava e bebia, sendo que também era apaixonado por carros e alta velocidade. Tirando os carros ele também gostava de motos. Uma curiosidade é a de que ele ganhou a sua primeira moto aos 17 anos que foi-lhe oferecida pelo tio, e o pai ofereceu-lhe o seu primeiro carro que foi um carro da marca Chevrolet, comprado em segunda mão.

     Uma coisa é certa a sua paixão por alta velocidade, mais tarde lhe custaria a vida; pois no dia 30 de Setembro de 1955, quando se dirigia para uma corrida envolveu-se num acidente fatal, onde partiu a coluna vertebal de imediato.

    Outra situação que marcou a vida de James Dean perante a sociedade foi aquando do casamento da sua ex-namorada Pier Angeli com o cantor Vic Damone, pois devido ao facto de não aceitar o casamento ele apareceu na igreja e chamou a atenção de todos os convidados quando arrancou com a sua moto a alta velocidade.

     Outra curisidade é o facto de que James Dean, num dos bares que frequentava em Hollywood, oferecia o seu peito pedindo às pessoas que apagassem os cigarros no seu peito. Isto fez com que ele ficasse com o apelido de "cinzeiro humano".

     Após a sua morte alguns dos filmes em que participou foram nomeados aos Óscares, e ele próprio como actor ganhou dois Globos de Ouro (em 1956 como mellhor actor e em 1957 num prémio especial como o actor preferido do público).

     De uma coisa temos a certeza, James Dean ficou para sempre conhecido na história do cinema como ícon cultural, apesar de ter feito poucos filmes devido à sua morte percoce quando tinha apenas 24 anos, e foi um excelente actor que ficará para sempre, tal como tantos outros, nos nossos corações.

 

Filmografia

 

1951 - Sailor Beware

1951 - Fixed Bayonets

1952 - Has Anybody Seen My Gal?

1953 - Trouble Along The Way

1955 - Rebel Without A Cause

1955 - East Of Eden

1956 - Giant

 

Fotos

 

 

 

 

 

 

Fonte: Site Wikipédia e Google Imagens

publicado por Mimi às 15:24
link do post | comentar | favorito

.Mimi

.pesquisar

 

.Setembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
28
29
30


.posts recentes

. O blog encontra-se encerr...

. O actor Shia LaBeouf conf...

. DVD's já disponíveis nas ...

. O blog vai de férias!!!!!

. Actor Channing Tatum está...

. Baú do Cinema - 56

. Filme "Amanhecer: Parte I...

. Cine Trilha - 36

. Até sempre António Feio!

. DVD do filme "Lembra-te d...

.arquivos

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

.Afiliem-me!!!



.Afiliados

Button



.Design By - Site de Encomendas

blogs SAPO

.subscrever feeds